sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Brasileira é a mais empreendedora do mundo

Taxa de empreendedoras no Brasil é de 12%, três vezes superior a média mundial de 4%.

Fonte: Fator Brasil

A mulher brasileira é a que mais empreende no planeta. A constatação foi feita por uma pesquisa da consultoria internacional Grant Thornton, realizada com 11 mil empresas de 39 economias. O centro constatou que a taxa de empreendedoras no Brasil é de 12%, superando a média mundial que fica em 4%.

Na gestão das empresas brasileiras, as mulheres estão competindo em pé de igualdade com os homens. Das 21,1 milhões de pessoas à frente de negócios com até 42 meses de existência, 49,3% são do sexo feminino. Os dados são da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), divulgada pelo Sebrae.

No Espírito Santo, a presença feminina em cargos de gestão também é marcante. Das mais de 12 mil pessoas fisicas registradas no CRA-ES, 49% são mulheres. No caso das pessoas jurídicas, o domínio delas é mais evidente: 85% dos respectivos administradores responsáveis técnicos são mulheres.

Características-Para a Conselheira do CRA-ES – Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, Marly de Lurdes Uliana, a mulher adquiriu a capacidade única de desempenhar várias funções simultaneamente, uma vez que são, ao mesmo tempo, mães, profissionais, esposas e donas de casa. “A presença feminina é muito evidente no setor de prestação de serviços, no qual as relações interpessoais são mais valorizadas. Nossa sensibilidade também trabalha a favor quando as metas são claras”, analisa.

A mulher empreendedora tem a qualidade de saber administrar vários problemas simultaneamente, por ser, ao mesmo tempo, mãe, profissional, esposa e dona de casa. Ela está presente principalmente no setor de prestação de serviços, em que a proximidade entre pessoas e o trajeto social são mais valorizados. Os objetivos e as metas são mais definidos e claros, desde a elaboração do projeto até a implantação e o desenvolvimento. Por esses motivos, segundo consultores do Sebrae, empresas criadas por mulheres vão menos à falência que as lideradas por homens.

Vantagens da mulher empreendedora sobre os homens: . Conhece melhor o mercado no qual pretende ingressar|. É mais estável e mais bem preparada e planeja melhor|. É menos confiante, portante, mais precavida |.Equilibra melhor a vida pessoal da profissional|. Gasta uma fração – de cerca de 30 a 50% - do capital que um homem usa para abrir um negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário