sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Unindo necessidade e criatividade, Ligia criou a Bebechila

Ligia e a caçula, Aurora
Negócios maternos podem surgir a partir de diversas motivações. A principal é conciliar trabalho com a proximidade dos filhos, mas sempre existe alguma outra.

Uma segunda motivação comum é a mãe perceber que alguma necessidade sua ainda não é suprida pelo mercado.

Foi o que aconteceu com Ligia de Sica, mãe de Helena e Aurora. Em busca de uma bolsa que atendesse a suas expectativas ao carregar objetos necessários para sair com bebês, ela terminou criando sua própria mochila, a Bebechila.

O negócio cresceu e a advogada, professora de francês e atriz virou uma mãe empreendedora que administra a loja virtual Bebechila, que hoje vende não só para consumidores, mas também para lojistas.
A bebechila, com acessórios

Para ela, empreender é “seguir um caminho que permite ser a mãe que eu quero ser e ao mesmo tempo criar e exercer o trabalho profissional que surgiu da experiência da maternagem”.

Ter seu próprio negócio não é apenas conciliar a maternidade com um novo trabalho, mas é empregar alguns princípios da maternidade na vida profissional, como por exemplo, o amor ao que se faz. “Para mim, é essencial apaixonar-se pelo trabalho. Ter apoio da família ajuda bastante. E procurar sempre organizar o tempo para contemplar o que é realmente importante”, diz Ligia.

Confira a íntegra da entrevista com Ligia logo abaixo*.

Ligia e outras mães fazem parte da nossa campanha “Contrate uma mãe empreendedora”.

Visite nosso banco de dados e veja quantas profissionais mães estão conciliando a maternidade com a carreira e fazendo um mundo melhor!

Ligia também integra a Cia das Mães.

* Com informações do site Cia das Mães.




Com a Bebechilinha: especial
para o dia das  crianças
Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Como funciona?
Ligia: A Bebêchila é uma empresa que cria, produz e comercializa bolsas e mochilas especialmente preparadas para as saídas com o bebê ou criança. Ela funciona na loja virtual e nas lojas revendedoras. Existe há três anos. Eu crio as peças e coordeno toda a empresa. Só não costuro! Tenho parceiros fotógrafos e de arte visual.
A bebechila surgiu pela minha necessidade pessoal de ter uma mochila para sair com a minha primeira filha, Helena, hoje com três anos e cinco meses. Eu fazia várias atividades com ela no sling. Andava com aquelas mochilas de esporte que não achava nada bonitas. Pesquisei para comprar e não achei. Resolvi criar um modelo especial, com divisórias e acessórios úteis.

Como era seu trabalho antes e como é agora?
Antes ele tinha prazos bem maiores de produção. Hoje a produção é terceirizada para uma fábrica, ajustei qualidade e produtividade. Antes, as vendas eram bem menores. Hoje vendo para consumidores e para lojistas.

Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Sim, realizei, mas ainda não tenho a abrangência de pontos de vendas que almejo.

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
A facilidade é a proximidade que tenho da vida delas. Isso para mim é fundamental. E também ter autonomia de escolher priorizar alguma tarefa importante. A minha principal dificuldade é o tempo escasso. Tenho que me desdobrar para estar presente e dar conta de toda a empresa.

Qual o lado bom e o lado ruim?
O lado bom é poder estar ao lado delas, é poder ter mais independência na administração do tempo e também trabalhar no que eu gosto e me satisfaz.

O que é empreendedorismo materno para você?
É a escolha de seguir um caminho que me permite ser a mãe que eu quero ser e ao mesmo tempo criar e exercer o trabalho profissional que surgiu da experiência da maternagem.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Para fugir da angústia de se separar de seus bebês.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Muito positivo!

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Sim, claro.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Para mim, é essencial apaixonar-se pelo trabalho. Ter apoio da família ajuda bastante. E procurar sempre organizar o tempo para contemplar o que é realmente importante.

Gostou do trabalho da Ligia?
Entre em contato com ela!
contato@bebechila.com.br
www.bebechila.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário