domingo, 4 de dezembro de 2011

Blog EM é notícia no canal Natura mamãe e bebê

O nosso blog foi um dos destaques da reportagem do canal Natura mamãe e bebê sobre a volta ao trabalho.

Agradecemos a oportunidade de dar este depoimento a um site tão especial!

Confiram a reportagem na íntegra abaixo. O texto original está aqui.


Muitas possibilidadesRever os rumos da vida profissional é algo cada vez mais normal para as mulheres que se tornam mães

No momento em que experimenta a maternidade, a mulher costuma colocar muitos aspectos da sua vida na balança: revê valores, reconsidera crenças, repensa rumos. A questão profissional normalmente é um dos quesitos que mais vêm à tona nessa fase de reflexão pós-parto. "Volto ou não volto da licença?" "Negocio com a empresa para trabalhar de casa ou viro uma mãe empreendedora?" Hoje, graças às novas tecnologias, que permitem que muitas atividades sejam realizadas de qualquer lugar (e viva a internet!), o leque de alternativas se tornou mais amplo para uma faixa considerável da população feminina.

Com tantas alternativas, muitas vezes as mulheres precisam de uma ajuda externa para tomarem uma decisão com segurança. É nessa hora que podem procurar um profissional de coaching, método que nada mais é que uma maneira de organizar as ideias de forma sistematizada, pesar prós e contras, e refletir sobre possíveis caminhos. "Para muitas mães, o período da licença-maternidade é o primeiro em muitos anos que elas têm para olhar para dentro. Trata-se de um processo de autoconhecimento profundo, em que muitas vezes a vontade de mudar de vida aparece com força", afirma Anna Márcia Gallafrio, coach, educadora perinatal e autora do blog Natural Coaching.

O bom é que dá para pesar bem todos os fatores de uma decisão relacionada ao futuro profissional mesmo quando não se conta com apoio especializado. Em primeiro lugar, ensina Anna, é importante ter momentos de introspecção e refletir. Depois, colocar todas as possibilidades na mesa, abrindo ao máximo o leque de oportunidades. A etapa seguinte é buscar apoio, em casa e fora dela, trocando ideias em fóruns de discussão, redes sociais e conhecendo o relato de outras mulheres que já passaram pela situação.

Para facilitar a vida de quem busca esse tipo de informação na rede, a jornalista Michelle Prazeres criou o blog Empreendedorismo Materno. Ela própria uma mãe empreendedora que repensou sua rotina de trabalho em razão da maternidade. "Negociei com meu empregador e comecei a trabalhar home-office. Quando meu filho estava com 3 meses, participei de um workshop de coaching que foi ótimo para desembaralhar tudo o que estava na minha cabeça. Sentia que vivia um momento de intensa criatividade, mas não sabia como organizar as ideias", conta. Além de optar por trabalhar em casa, Michelle resolveu criar o blog para ajudar outras mulheres que se veem na mesma situação. Ela publica entrevistas com mães empreendedoras, que contam como se deu o momento da virada em suas vidas, e divulga num banco de dados o trabalho de cada uma delas. "Muitas vezes as mulheres optam pelo empreendedorismo para acompanhar mais de perto o desenvolvimento do filho e acabam descobrindo um talento adormecido", finaliza Michelle.

Um comentário: