quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alessandra, da Alegra Bebê, aposta na vida digital ativa para o sucesso de seu negócio


Ficha da mãe empreendedora
Nome: Alessandra J Cwikler
Nome e idade do(s) filho(s): Natalie (7 anos)
Nome da empresa e/ou atividade: Alegra Bebê
Telefone: (11) 3816-0547      


Breve apresentação do empreendimento
A loja virtual Alegra Bebê é um site de varejo online criado em setembro de 2008 e administrado somente por Alessandra. A loja tem como público alvo mães, pais, gestantes e clientes que querem adquirir produtos infantis online. Os produtos vendidos são para a faixa etária de 0 a 3 anos e para gestantes, são nacionais e importados. Nosso foco são acessórios para alimentação infantil em especial a linha de mamadeiras importadas (sem bisfenol A) que abrange materiais como o polipropileno e o vidro.

Quem é Alessandra
Sou nutricionista formada pela Anhembi Morumbi (em 1997) com pós-graduação em nutrição clínica materno-infantil. Trabalhei como nutricionista e representante comercial por 4 anos em uma empresa de produtos para crianças e adultos diabéticos, em um hospital em Santo Amaro-SP , na Companhia de Aviação Vasp e na creche da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Leia a entrevista com Alessandra:

Blog EM: Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Alessandra: Sim, sempre gostei de comércio, já havia trabalhado com vendas em outros setores e minha idéia sempre foi ser micro empresária.

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
As facilidades é que com um negócio próprio tenho horários flexíveis, e uma rotina pautada nas exigências da loja. Vejo minha filha à tarde e a noite e posso acompanhá-la em algumas atividades dela (como o inglês e a dança) assim como buscá-la na escola todos os dias.
Dificuldades: O comércio eletrônico exige constantes ações de marketing dentro da internet e o retorno financeiro varia mês à mês.
O cliente é exigente em termos de novidades e a loja virtual tem que ter uma logística bem feita, pois se o produto atrasar você corre o risco de perder aquele cliente para sempre.
A concorrência que está crescendo a cada dia mais...
E minha filha que às vezes reclama: Minha mãe fica muito no computador...(risos)

O que é empreendedorismo materno para você?
É aquela mãe que vê na maternidade a oportunidade de empreender, criar um comércio com soluções que beneficiem outras mães seja com a venda de produtos infantis ou para elas mesmas ou de serviços ligados à maternidade.
É também continuar no mercado de trabalho como profissional autônoma.
Para mim ser mãe e estar produzindo (trabalhando) é tão fundamental quanto o bom exercício da maternidade.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Porque permite estar mais presente no cotidiano do filho, ter horários mais flexíveis
do que como funcionária corporativa.
O desejo de ter um negócio próprio e os benefícios que ele traz.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Acho super positivo, a mulher (que agora virou mãe) não pode viver somente em função da maternidade.
Empreender melhora desde a autoestima como traz satisfação e estabilidade financeira (quando se empenha para isto)

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Sim, pois você não abre mão da carreira em detrimento da maternidade.
Além do que você é o maior exemplo em mostrar à seu filho de que o mundo de agora e do futuro está se voltando para o pequeno negócio, o pequeno artesão, o pequeno agricultor (como vemos com o crescimento dos alimentos orgânicos) e de trabalhos que respeitem mais o meio ambiente e as pessoas.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Que você seja persistente em seu objetivo, cumpra metas e esteja muito sintonizada com o meio digital, com a internet e as redes sociais. Como no meu caso, ter uma "vida online" muito ativa.

Tem mais alguma coisa que não perguntamos e que você considera importante mencionar relativa à sua história e ao tema do empreendedorismo materno?
Sim, o contato com outras mães de diferentes estados e países através da internet, proporciona uma rica troca de conteúdos e informações úteis de como conduzir
o seu "lado mãe", de responder suas dúvidas na criação de seu filho e de te deixar mais segura quanto à isso.
Somos de uma geração que viu o surgimento da internet e da revolução que ela causou e que vem ampliando nossa visão de mundo e de oportunidades de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário