quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Carla acolhe mães, filhos, pais e famílias na Casita, espaço de convivência em Santo André (SP)

Carla (agachada, a segunda da esq para a dir) na abertura da Casita.
Carla Capuano busca ajuda de Paulo Leminski para se definir: “Isto da gente querer ser exatamente o que a gente é ainda vai nos levar além”. De fato, a trajetória de Carla poderia ser traduzida com esta frase. Mas não está resumida a ela, porque Carla é, justamente, além. Mãe independente, por opção (da linda Clara Liz), psicóloga de formação, com MBA em Gestão de Pessoas e tendo atuado por 15 anos na área de Recursos Humanos em Multinacionais, ela hoje é gestora da Casita, um espaço para mães, filhos, pais e familiares que acreditam no convívio acolhedor, respeitoso, harmonioso e profissional.

O espaço oferece atendimentos em pediatria humanizada, psicoterapia e nutrição; práticas em eutonia e yoga; grupos de apoio ao parto, amamentação e pós-parto e cursos nestas áreas. “Depois de morar na Austrália por dois anos, percebi que era possível viver diferente e ser quem a gente é. As grandes organizações e scarpins de salto alto deixaram de me encantar... mas o que fazer??? Como garantir o dia-a-dia tendo prazer?”, relembra a mãe empreendedora.

A resposta veio com a pequena Clara Liz. “Depois da cria, a gente se transforma demais. É uma oportunidade de fazermos algo novo ou de uma forma nova. Não dá para ter pressa... é um processo que como a maternidade, vai acontecendo... apenas precisamos nos permitir!”, diz, lembrando que pediu demissão do seu trabalho e se mudou para Santo André, sua cidade natal. “Vivi com 1/3 que ganhava como CLT. Aí comecei a perceber o que de fato era importante para mim... O sabático de meses, morando na Casita, só reforçava o desejo de transformá-la em um espaço de convivência”, recorda.

Para Carla o empreendedorismo não é para toda mãe. “Cada uma tem um desejo diferente, se motiva por algo único”, diz.

Conheça a história de Carla e da Casita na entrevista que ela concedeu ao nosso blog, reproduzida na íntegra abaixo. Antes, um aviso de Carla: a Casita está em busca de profissionais.

“Estamos buscando profissionais autônomos para integrar a equipe da Casita.
Nosso espaço de convivência proporciona atendimentos, práticas, cursos e atividades com foco familiar e criação por apego.
Se você acredita no amor, acolhimento, respeito e faz a diferença, nos contate. Marcamos um chá saboroso para dividir sua experiência e proposta”.

Ficha da empreendedora
Seu nome: Carla Capuano
Nome e idade do(s) filho(s): Clara Liz, 1a10m
Nome da empresa e/ou atividade: Casita - Espaço de Convivência
Telefone:             11 2834-5303      ou 9 9435-4275 (oi)
e-mail: carlacapuano01@gmail.com
website e/ou blog: http://www.blogdacasita.blogspot.com.br/


Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Como funciona?
Me demiti e me mudei de SP para a Casita, em Santo André, minha cidade natal. Vivi com 1/3 que ganhava como CLT. Aí comecei a perceber o que de fato era importante para mim... O sabático de meses, morando na Casita, só reforçava o desejo de transformá-la em um espaço de convivência. A partir de sensações, insights, terapia (lembrem-se que por lei temos 24 sessões por ano... que já 'refresca'!),  'rabiscos', conversas, nascimento da minha filha e apoio que iniciei o 1º Encontro de Pós Parto no ABC. Neste momento havia me mudado para perto da Casita.
Embora confiante, não imaginava que 'portas e janelas' da Casita abririam tão rapidamente. Meses depois, convidei o pediatra da minha filha, o Cacá, para iniciar os atendimentos, na sequencia, parceria para a criação do MPBebê (música de qualidade com infra para os bebês) e curso de introdução de Alimentos, 'Bebê tem fome de quê?', Eutonia, Yoga (com diferencial em disponibilizar uma doce cuidadora para os filhotes enquanto as mães praticam) e o Chá com Ciranda (roda de mães com bebês acima de 1 ano). Logo após, vieram os atendimentos em psicoterapia e nutrição e o grupo de apoio ao parto, 'Gestando'. E não para por aí [risos]. Outras portas e janelas se abrirão... em breve, faremos ampliação do espaço. A ideia é crescer, mantendo o foco da Casita: convivência harmônica, apoio, respeito, informação e amor!

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender? Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
Trabalho menos que antes e a cada dia me apaixono mais. Sempre gostei de criar e fazer... e hoje, o limite é meu e dos parceiros! Tenho tempo para ficar com a Liz, muitas vezes ela participa das atividades na Casita ao meu lado.
Vejo como uma possibilidade prazerosa de poder trabalhar estando perto da minha filha. Faço o que posso, no momento que posso, nas horas possíveis (agora é sábado meia noite). Isto para mim apenas soa como vantagem e facilidade. Bem, quando tenho uma ideia... escrevo rapidamente para elaborar num momento oportuno. Talvez este seja o lado ruim ;)

O que é empreendedorismo materno para você?
Empreendedorismo: criação
Maternidade: transformação
Para mim, primeiro veio o desejo de criar um espaço de convivência e se foi se transformando depois que a Clara Liz nasceu: Autoconhecimento, desejo, possibilidades, otimismo e adaptação.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Necessidade, possibilidade e vontade!

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Positivo. Flexibilidade para estar mais perto para criar seus filhos e projetos.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Sim, mas não é para toda mãe... cada uma tem um desejo diferente, se motiva por algo único.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Se conhecer através da terapia que mais lhe agrade, acredite. Acreditar no sonho e buscar apoio, seja emocional ou financeiro.

5 comentários:

  1. Mi, obrigada pelo convite. Parabéns por levantar esta e outras bandeiras! Bj carinhoso da gente :) ~:)

    ResponderExcluir
  2. Nossa que história linda. Amo este blog. Sou designer por formação. E desde a faculdade meu sonho era ser designer de brinquedos, mas nunca consegui entrar no ramo. Trabalhei sempre como desenhista e projetista. Na minha primeira gestação parei de trabalhar. Tennho um casal abençoado, Lívia de 4 anos e Davi de 1 e 5 meses. Depois dos meus filhos me veio ainda mais forte a certeza que meu desejo é trabalhar com criança e/ou para crianças. Ser empreendedora é ainda um sonho a buscar, mas já dei o primeiro passo pra mudar de carreira, estou cursando Pedagogia, estou muito feliz e sei que isto é só o começo.
    Tenho uma amiga em Belo Horizonte que realiza trabalhos na http://casademae.com.br/ a Fernanda Yud, Psicóloga e Doula, e converso muito com ela sobre o trabalho realizado lá e do quanto gostaria de estar mais próxima pra frequentar a Casa de Mãe, pois moro em Mauá-SP e descobrir a "Casita" agora, aqui do meu lado me enche de alegria. Quero muito conhecer e tomar um chá com vocês, com certeza! Um abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  3. Renata, que legal seu comentário!!! E que linda sua história. Espero que ela possa ser contada um dia aqui no blog. E que este dia chegue logo! Obrigada por seguir a gente! Beijo grande. Michelle

    ResponderExcluir
  4. Renata, que delícia 'ouvir' vc! Entrei no site da Casa de Mãe, que trabalho lindo. Querer empreender já é o início de um passo importante. Também, como a Michelle, espero ver sua história aqui. Venha nos conhecer quando puder, o chá já está na chaleira ;) Espero seu contato por email ou telefone. Bj carinhoso da gente

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela atenção e carinho meninas!!!!!
    Michelle! Que este dia chegue logo de verdade, "fé em Deus e pé na tábua"... rs!
    E Carla, vou em breve conhecê-las com certeza, estou anciosa. E anciosa por um MPBebê!!! rs! Bjos pra vcs!

    ResponderExcluir