terça-feira, 7 de maio de 2013

Coisas de ComMadre: Karina oferece apoio a gestantes e mães na Zona Leste de SP


Karina. Arquivo pessoal.
Quando você pensa na sua comadre, você pensa em que? Amparo, apoio, acolhimento, cumplicidade... pois é! A Karina e sua sócia Nathalie pensaram nisso tudo quando pensaram no espaço ComMadre, na Zona Leste de São Paulo.

“A ComMadre é um espaço para atender gestantes na região da zona leste de São Paulo. É um local de apoio, educativo, para prática de exercícios para as mulheres que desejam um parto natural com o mínimo de intervenções possíveis, e também um local de apoio para o pós-parto e formação humana”, explica a mãe de Gabriel.

Enfermeira Obstetra com pós-graduação em Administração Hospitalar e mestrado em Saúde Materno Infantil além de doutoranda em Cuidados em Saúde, Karina tinha uma trajetória relacionada aos hospitais. Mas algo na vida de mãe empreendedora a chamava. E em um momento, ela resolveu atender a este chamado. Um chamado por mais liberdade. Para ela, empreender é “a mulher conseguir trabalhar de forma livre, fora dos protocolos institucionais”.

Foi isto que ela fez, mesmo sabendo que não é fácil. Para outras mães que desejam empreender, ela deixa uma dica: “Escreva as suas metas e busque estratégias para alcançá-las, replaneje se for necessário, mas siga em frente. Busque ajuda”.

A ajuda é fundamental. “O apoio do meu marido foi muito importante para eu conseguir fazer o que estou fazendo. Ter apoio dos meus pais também é bom”, conclui Karina.

Leia a história completa de Karina neste depoimento que ela concedeu ao nosso blog.

Ficha da empreendedora
Seu nome: Karina Fernandes Trevisan
Nome e idade do(s) filho(s): Gabriel de 3 anos e 6 meses
Nome da empresa e/ou atividade: ComMadre
Telefone: 9677991639
e-mail: fernandeskarina@gmail.com
website e/ou blog: com-madre.blogspot.com ou commadre.com.br (ainda em construção)

Quem é você (conte um pouco sobre a sua trajetória, formação, etc)
Sou Enfermeira Obstetra, formada em 1999 em enfermagem e em 2000 na pós gradução, quando se começou a discutir e promover a mudança das práticas abusivas na assistência ao parto. Participei muito de perto deste processo e fiz parte desta mudança. Trabalhei em instituições hospitalares como enfermeira obstetra de sala de parto e posteriormente como diretora de enfermagem na tentativa de mudar algumas práticas e implatação de Centro de Parto Normal (CPN). Tive bons resultados em alguns locais e ruins em outros, trabalhei com muita gente boa com pensamento voltado à humanização, o que me trouxe embasamento e certeza que esta seria a minha conduta.

Entrei e finalizei meu mestrado com o foco no atendimento do recém-nascido em Centro de Parto Normal. Me apaixonei pelo Parto Domiciliar, impulsionada por uma grande parteira (Vilma Nishi), comecei a atender em 2007, mas tudo se tornou mais intenso após o nascimento do meu filho (cesárea necessária, após trabalho de parto – meu filho estava em posição transversa e não rodou para nenhum lado no trabalho de parto).

Nathalie, sócia de Karina.
Depois de curar algumas feridas causadas pela cesárea, outra parteira me impulsionou a continuar atendendo PD (Ana Cris Duarte), e começou a me indicar para atendimento de PD na região da Zona Leste de São Paulo (onde moro) e regiões próximas. Uma obstetriz formada na primeira turma da EACH (USP/Leste), Nathalie Leister, se juntou a mim no atendimento aos partos. E com a carência de espaços de apoio as gestantes aqui na região, Nathalie e eu resolvemos virar sócias e criar a ComMadre e junto com a gente está uma equipe maravilhosa de mulheres, mães que acreditam no poder do corpo e da mente da mulher e também são emprendedoras.

Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Como funciona? 
Há mais ou menos 5 anos surgiu a vontade de ter um espaço de apoio a gestantes, não sabia onde ou como iria se dar tudo isto. Há uns 2 anos juntamente com uma enfermeira/obstetriz (Eliane Marques) veio a idéia da ComMadre como apoio a gestantes e família, porém ainda faltava algo, talvez vontade ou dinheira ou certeza, não sei o que era, mas acabou não vingando e a ComMadre ficou adormecida.

Com a minha  retomada aos PDs acho que me senti mais segura e confiante. No final do ano passado fui convidada a montar uma equipe de enfermeiros/obstetrizes para atuar em um hospital em Arujá, porém o hospital (equipe) não estava preparado para receber profissionais autônomas com poder de decisão não focado no médico, e isto incomodou muito e em 3 meses fui trocada por uma equipe mais complascente.

Fiquei muito frustrada, uma tristeza sem tamanho, pois em 2007 havia montado o Hospital da Mulher em Santo Andre (um hospital construido pautado na humanização da assistência a mulher e com foco educativo). Era diretora de enfermagem quando o prefeito da cidade foi trocado e eu iria ser demitida, mas estava grávida e me mantiveram os 9 meses da gestação afastada e me demitiram depois da licença maternidade (2010). Eu havia prometido que não voltaria mais para o hospital, mas a proposta de Arujá me deixou bem empolgada pois ajudaria a mudar modelo assistêncial de Instituição privada. Enfim, não deu certo!

A Ana Cris Duarte já havia feito uma chamada para nós da Zona Leste sobre a necessidade de um local de apoio as gestantes aqui na região, e no começo deste ano, depois de aceitar as amarguras do final do ano, decidi me libertar e assumir que eu era suficiente para esta iniciativa. Com isto, chamei algumas mulheres para uma reunião e a ComMadre ressurgiu com força total. Decidi alugar uma casa e dividir os gastos com a Nathalie e contando com a colaboração de algumas mulheres, mães estamos inaugurando a ComMadre.

A ComMadre terá encontros gratuítos todas as quartas-feiras das 19:00 as 21:00h com discussão de vários temas sobre gestação/parto/amamentação/cuidados com o bebê.

Além disto teremos Yoga para gestante, baby yoga, grupo terapeutica de gestante e de pós parto, grupo de preparação perineal, curso de shantala, de cuidados com bebê, piquinique materno, bazar ComMadre e também será estruturado a ComMadre Profissional que visa capacitar o profissional da Assistência a gestante/parto/pós parto no cuidado individual baseado em evidências cienttíficas e com foco na humanização.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Na verdade trabalhei muito em hospitais, batendo cartão e isto sempre me incomodou muito porque ficava trancada na instituição. Hoje trabalho bastante também, mas consigo fazer a minha agenda, pegar meu filho na escola, colocar ele na cama a tarde para dormir. Além de dar conta de algumas coisas da casa e morar perto do espaço (não pego transito).

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
Facilidades é que vc pode estar perto de casa, da famíliar e fazer sua agenda
Dificuldade, correr atras do trabalho porque o meu dinheiro compões a renda familiar e não dá para abrir mão dele.

Qual o lado bom e o lado ruim?
Lado bom, fazer sua agenda e conseguir estar livre em alguns momento. Pode programar viagem fora de feriados, ter liberdade, pegar meu filho na escola, passear com ele durante a semana.
Ruim, ter que trabalhar alguns sábados e algumas noites. Tudo depende da agenda. Além de não se ter um orçamento fixo no final do mês.

O que é empreendedorismo materno para você?
É a mulher conseguir trabalhar de forma livre, fora dos protocolos institucionais. E empreender em algo que acredita e sabe fazer sem depender de uma empresa fixa.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Para poder continuar trabalhando depois de se tornar mãe e ao mesmo tempo estar próxima aos filhos e a família.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Muito positivo, mas sei também que para muitas mulheres isto é algo impossível, pois não acreditam que são capazes.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Com certeza!

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Não é fácil, porém é possível... Escreva as suas metas e busque estratégias para alcançá-las, replaneje se for necessário, mas siga em frente. Busque ajuda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário